Paper: Mulheres e uso das TIC, algumas reflexões metodológicas – Intercom 2014

gracielaintercom

Foto de Adri Amaral

A professora Graciela Natansohn esteve presente no Intercom 2014 – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ocorrido em Foz do Iguaçu/PR, de 2 a 5/9/2014. Na ocasião, a pesquisadora apresentou o artigo ‘Mulheres e uso das TIC, algumas reflexões metodológicas”, produzido a partir de suas pesquisas no grupo GIG@ e do seu pós-doutorado na Argentina. Segue referências, resumo e o artigo em PDF desta produção:

Referência:
NATANSOHN, Graciela.Mulheres e uso das TIC, algumas reflexões metodológicas. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Foz do Iguaçu, PR – 2 a 5/9/2014.

Resumo:
Apresentamos o marco teórico e metodológico de uma pesquisa dos usos das TIC com um enfoque sensível ao gênero, discutindo a relação entre o conceito de “apropriação social da tecnologia” e “saberes localizados”. As preocupações que norteiam esta pesquisa são as brechas (ou divisórias) digitais articuladas com as diferenças sexuais, com uma abordagem qualitativa que permita compreender o que as estatísticas e indicadores TIC por gênero não explicam, apenas apresentam.

Palavras-chave: Uso das TIC; apropriação da tecnologia; saberes localizados.

Arquivo em PDF: Mulheres-USO-TIC-Intercom2014Natansohn2014

Sobre Mônica Paz

Mônica Paz é doutoranda e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa sobre Cibercultura, da FACOM/UFBA. Bacharel em Ciência da Computação pelo DCC/IM/UFBA (2007). Entusiasta do movimento Software Livre, já colaborou com a comunidade baiana desse movimento em alguns de seus eventos.