Aula inaugural 2012.1 PósCom/UFBA dia 23 de abril

O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ao qual o GIG@ está relacionado divulga informações sobre a sua aula inaugural 2012.1:

Título: “Presenças e Ausências na Sociedade Móvel”
Conferencista: António Fidalgo
Data/Local: 23 de abril, 18h, no auditório da Facom, Ondina Salvador-BA

Resumo: As presenças ausentes, de que o estar no mundo da lua é conhecido figurino, são extraordinariamente potenciadas pelas tecnologiás moveis. É verdade que já antes os livros serviam de fuga às amarras espaciais e temporais da presença física, levando-nos para outros mundos. Porém, a interactividade com mundos e pessoas ausentes faz com que cada vez mais estejamos mais onde não estamos e menos onde estamos. Da presença plResumo:ena à presença ausente passamos por muitas outras formas de presença, nomeadamente pela presença conectada. O desafio consiste em analisar os diferentes tipos de presença, e de ausência, e respectivas vantagens de desvantagens.

António Fidalgo: É doutor em Filosofia pela Universidade de Würzburg da Alemanha (1985) e Doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (1990). Pós-doutor em filosofia pela Universidade de Harvard (1999). Professor Catedrático de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, Portugal. Diretor do LabCom – Laboratório de Comunicação Online. Fundador da BOCC – Biblioteca de Ciências da Comunicação e do Urbi et Orbi – Jornal da Ubi. Membro do Conselho Científico da Faculdade de Artes e Letras (2009-2013). Professor Visitante na Faculdade de Comunicación da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (dezembro de 2009); Professor Visitante na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (bolsa CNPq), entre março e maio de 2009. Integra a equipe do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (FAPESB/CNPq), da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Sobre Mônica Paz

Mônica Paz é doutoranda e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa sobre Cibercultura, da FACOM/UFBA. Bacharel em Ciência da Computação pelo DCC/IM/UFBA (2007). Entusiasta do movimento Software Livre, já colaborou com a comunidade baiana desse movimento em alguns de seus eventos.