O GIG@/UFBA participou do I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia

O I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia aconteceu no dia 02 de março de 2013, em Goiânia-GO. O evento é uma realização do grupo /MNT – Mulheres na Tecnologia, que tem como objetivo “colaborar para o reconhecimento do potencial feminino na área de Tecnologia da Informação (TI)”. Na oportunidade, o grupo celebrou o seu aniversário de 4 anos de criação.

Mesa de abertura do encontro

Mesa de abertura do encontro

O encontro conseguiu reunir mulheres de vários estados brasileiros como Bahia, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Segundo Danielle Oliveira, conselheira do /MNT, mesmo não sendo o único foco do grupo, este nasceu no seio da comunidade software livre e agrega, entre suas integrantes, ativistas dessa causa. No evento, o debate acerca do software livre também esteve presente com a participação da desenvolvedora de software e integrante do grupo GNOME Women, Luciana Fujji, que apresentou o caso de sucesso: “Participação feminina em projetos colaborativos”. Já a coordenadora de comunicação da Associação Software Livre (RS), Mariel Zasso, ministrou a palestra “Participação feminina no FISL”, na qual destacou os principais acontecimentos e participações das edições passadas do Fórum Internacional de Software Livre, principalmente as mulheres que já palestraram ao longo das suas 13 edições. Mariel também repassou informações sobre o próximo FISL, que será realizado em Porto Alegre, de 03 a 06 de julho de 2013. No debate ao final da palestra, o público sugeriu a realização de várias atividades que destaquem a temática de gênero e software livre no evento.

O GIG@ também participou do encontro durante o Workshop de Inclusão Digital. Na ocasião, foram apresentados os projetos do grupo, tal como o laboratório LabDebug, a pesquisa em andamento sobre projetos de inclusão digital com perspectiva de gênero na Bahia e o site do grupo de pesquisa.

Integrantes do Workshop de Inclusão Digital
Integrantes do Workshop de Inclusão Digital

As participantes desse workshop (Tatiane Pimentel, Tatiana Scartezini e Kimiko Iamamoto), coordenado por Narrira Lemos, também apresentaram outros projetos como: a pesquisa sobre transmídia e a participação do público no site do Jornal Hoje, que tem como um dos focos um público formado por donas de casa; o ensino de audiovisual para a produção de vídeos e documentários; e os cursos de capacitação em informática do Comitê de Democratização da Informação. Todos os projetos citados demonstraram a participação das mulheres nos mesmos e a sua associação de gênero e inclusão digital.

Neste workshop, a inclusão digital foi discutida não apenas sob a perspectiva da promoção do acesso e desenvolvimento de habilidades para uso das TI, mas também pensando em como as TIC podem ser melhor utilizadas para auxiliar na causa das mulheres. Ainda foi expressada a necessidade de se pensar a categoria gênero na criação e execução de políticas e programas de inclusão digital no Brasil.

 

Atualização em 24/Ago/2013: Veja o infográfico com os principais números do evento no site do grupo /MNT- Mulheres na Tecnologia.

Sobre Mônica Paz

Mônica Paz é doutoranda e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa sobre Cibercultura, da FACOM/UFBA. Bacharel em Ciência da Computação pelo DCC/IM/UFBA (2007). Entusiasta do movimento Software Livre, já colaborou com a comunidade baiana desse movimento em alguns de seus eventos.