Florencia Goldsman, mestranda do grupo Gig@, apresentou o resumo expandido do artigo “Violencia contra las mujeres en red, vigilancia y el derecho a la privacidad” em co-autoría com Graciela Natansohn no marco do evento pensado para debater a relação entre internet, a liberdade e a democracia nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2016.
“O Brasil vive hoje intensos conflitos políticos e novas formas de articulação social de afetos. As tecnologias e redes digitais potencializam o alcance de ações locais; os coletivos multimidiáticos reconfiguram as coberturas jornalísticas; as formas de ativismo se diversificam. Simultaneamente, formas de controle e vigilância tornam-se ubíquas, disseminando-se por todo o tecido social. Tornou-se difícil – senão impossível – discutir os impactos das tecnologias digitais e redes interativas de informação e comunicação sem levar em conta seu papel central nas dinâmicas políticas e sociais que abalam o País. Essa realidade da cibercultura demanda hoje refletir sobre o Brasil levando igualmente em conta as múltiplas formas de apropriação e uso das tecnologias e redes digitais.
É urgente, portanto, que os pesquisadores do campo interdisciplinar de estudos sobre o fenômeno da cibercultura problematizem as relações entre tecnologia, media, democracia e liberdade. Refletir sobre as vicissitudes, os desafios e os horizontes que o cenário abordado implica é a proposta do IX Simpósio Nacional da ABCiber, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2016″.
Deixe um comentário