Reportagem fala sobre a primeira mulher a programar jogos na história. Carol Shaw trabalhou em empresas como a Atari – uma das principais companhias responsáveis pela popularização dos vídeos games – e a Activision, onde ela criou River Raid, seu trabalho mais conhecido.
“Conhecida como a primeira mulher a desenhar e programar games na história, reconhecida por criar 3D Tic-Tac-Toe e River Raid para o console Atari 2600. Nasceu em 1955, sendo em seu colégio uma excelente aluna e fanática pelas matemáticas, decidiu que queria estudar ciências da computação, especificando-se em software, uma carreira nada feminina na época.”
“Numa entrevista com Benj Edwards da VC&G, na qual se perguntou se em algum momento a discriminaram por ser mulher na indústria e o que achava de agora haverem mais mulheres na indústria, Carol respondeu:”
“Quando trabalhava na Atari, em um momento chegou Ray Kassar, presidente da Atari e falou: ‘Oh, finalmente! Temos uma mulher projetando jogos. Ela poderia combinar as cores e projetar o interior das carcaças dos jogos’. Não o levei muito a sério porque eram 2 coisas que não me interessavam e meus colegas me apoiavam (…) É bom que hajam mais mulheres na indústria. Tomando um grupo inteiro de produção para fazer um jogo, há espaço para muitas habilidades, alguém tem que se encarregar do software, dos gráficos, da música, do desenho do jogo, da story line, etc. Quando se analisa cada um desses pontos, te dás conta que há um grande grupo de pessoas fazendo um jogo, o qual abre caminho a mulheres para fazer mais coisas e destacar-se no que elas gostam.”
Notícia original na íntegra aqui (em espanhol).
Deixe um comentário