Lesbofobia algorítmica, Digitalização de homens transgênero e segurança digital são debatidos por pesquisadores do Gig@ no ABCIber 2020

 

Os pesquisadores Julianna Paz Japiassu Motter, Mônica de Sá Dantas Paz e Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira apresentam suas pesquisas no XIII simpósio nacional da ABCiber.

LESBOFOBIA ALGORÍTMICA: RASTROS DE INVISIBILIDADE E VIOLÊNCIA NAS PLATAFORMAS é o tema da apresentação da doutoranda Julianna Motter que objetiva refletir sobre a maneira como a lesbofobia está engendrada nas estruturas das tecnologias digitais, ampliando a discussão sobre expressões lesbofóbicas nas tecnologias digitais bem como construindo a ideia de uma lesbofobia algorítmica.

O Dr. Sergio Rodrigo da Silva Ferreira mapeia, a partir da compreensão do agenciamento tecnológico sobre a produção de subjetividades gendradas, as condições do dizer-a-verdade-sobre-si de homens trans no Facebook na apresentação intitulada PRÁTICAS E DISCURSOS GENDRADOS SOBRE SI MESMO DE HOMENS TRANGÊNEROS USUÁRIOS DO FACEBOOK.

Apresentar casos de golpes digitais financeiros contra o indivíduo e com o uso fraudulento do nome de grandes empresas ocorridos durante a pandemia da COVID-19, analisando-os a partir da perspectiva da engenharia social e dos impactos aos princípios e requisitos da LGPD é o objetivo da apresentação da Drª Monica Paz. A apresentação é fruto do artigo intitulado O FENÔMENO DOS GOLPES DIGITAIS DE ENGENHARIA SOCIAL E DO VAZAMENTO DE DADOS PESSOAIS NA PANDEMIA DA COVID-19, escrito em coautoria com a especialista em segurança da informação Carla Elaine Freitas Santos.

O ABCiber , em edição virtual esse ano, acontece entre os dias 16 a 19 de Dezembro de 2020 e traz discussões em torno do tema Virtualização da Vida: Futuros Imediatos, Tecnopolíticas e Reconstrução do Comum no Cenário Pós-Pandemia.

Sobre Vilbégina Santos