Integrantes do Gig@ participam da 11ª edição do Fazendo Gênero

Integrantes do Gig@ apresentaram artigos sobre suas pesquisas na 11ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero. O congresso é um dos principais eventos acadêmicos sobre gênero, sexualidade e feminismo e conta com a participação de estudantes, pesquisadoras/es e ativistas de todo o mundo. Esta edição foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC), entre os dias 30 de julho e 4 de agosto.

Junto com o seminário também foi realizada a 13ª edição do Women’s Worlds Congress (Congresso Mundos de Mulheres). Pela primeira vez sediado na América do Sul, o evento acontece a cada três anos e reúne pesquisadoras e ativistas dos vários setores do feminismo. A temática escolhida para esta edição foi “Transformações, Conexões, Deslocamentos”.

A professora Graciela Natansohn (POSCOM/UFBA) coordenou com a professora Florencia Laura Rovetto (CONICET-UNER-UNR) o Simpósio Temático “Feminismos y ciberculturas: transformaciones y desplazamientos”. A proposta foi fazer um balanço das práticas denominadas como “ciberfeministas” e suas transformações desde a década de 1990 até os dias de hoje: “(…) este ST se propõe abordar questões que versam sobre os usos, as práticas e as reflexões ciberativistas, tecnopolíticas e feministas desenvolvidas em relação aos ambientes digitais”, explica a convocatória do ST.

O simpósio contou com as seguintes apresentações das integrantes do Gig@:

Miradas feministas para una crítica del internet-centrismo como mito de la era ciborg – Marta Florencia Goldsman (UFBA)

Ciberfeminismos na comunidade software livre do Brasil – Mônica de Sá Dantas Paz (Centro Universitário Estácio da Bahia)

Ciberfeminismo e superinclusões de gênero: a blogagem feminista e os deslocamentos interseccionais – Thiane de Nazaré Monteiro Neves de Barros (Universidade Federal do Pará)

Feminismo por hashtags: as potencialidades e riscos tecidos pela rede – Josemira Silva Reis (Universidade Federal da Bahia)

Saberes localizados e a “escrita de si” de sujeitos trans em plataformas digitais – Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira (Universidade Federal da Bahia)

Outros trabalhos apresentados no simpósio podem ser acessados no link: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=65

A publicação dos trabalhos nos anais do Fazendo Gênero 11 está prevista para 15 de Dezembro de 2017 segundo a organização do evento.

Mais informações sobre o Congresso podem ser acessadas no site do evento: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/site/capa

Sobre Eduardo Francisco