Chamada para lançamento de livros e revistas no II Seminário Internacional Desfazendo Gênero

Entre os dias 4 e 7 de setembro, acontecerá em Salvador o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. O evento, que será sediado na Universidade Federal da Bahia, tem como tema central os Ativismos das dissidências sexuais e de gênero e conta com 78 simpósios temáticos, 25 oficinas e 24 minicursos.

Até o dia 2 de agosto autores podem enviar propostas para o lançamento de livros e revistas nas áreas de gênero e sexualidade publicados nos anos de 2014 e 2015. Os títulos selecionados serão lançados no dia 4 de setembro no ​Pavilhão de Aulas da Federação (PAF III), campus​ de Ondina, da​ Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os interessados devem preencher este formulário.

Sobre o seminário

Criado por pesquisadores e ativistas ligados aos estudos queer no Brasil, o Seminário Desfazendo o Gênero é um espaço de interlocução entre estes pesquisadores em sua interface com os estudos das subalternidades e pós-colonialidades. A proposta surgiu pela dificuldade sentida pelos mesmos em inserir determinadas perspectivas teóricas, conceituais e metodológicas nos eventos já existentes no país. Além disso, o Seminário também tem como objetivo modificar a geopolítica da produção de conhecimento na área e enfatizar a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no Nordeste do Brasil. A primeira edição, com o tema Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo, ocorreu em agosto de 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A segunda edição, realizada pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS) da Faculdade de Comunicação da UFBA, conta com a parceria do Gig@ e também do IHAC, Poscultura, EISU, CULT, PPGNEIM, Instituto de Letras, Poscom, UNEB, Pos-crítica, DMMDC, Enlaçando, UFOB, UFRB, OAB Diversidade, Revista CULT e Universidade Tiradentes (UNIT).

Para saber mais informações, acesse o site do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero ou a página do evento no Facebook.

Sobre Letícia Lopes

Letícia Lopes é mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia PósCom/UFBA, onde integra a linha de Cibercultura. É bacharel em Comunicação Social (habilitação Relações Públicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi bolsista de iniciação científica (Fapemig) por dois anos no Grupo de Pesquisa em Comunicação, mídia e cultura – PPGCom – UFMG. Pesquisa sobre YouTube, Networks, apropriação, identidade e gênero.