GIG@/UFBA participa com grupo /MNT e SPM de debate na TV Serpro

O debate intitulado “Mulheres na TI. Ainda existe preconceito?” foi gravado no dia 13 de agosto de 2013, em Brasília, durante a realização do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, o Consegi 2013. O vídeo resultante foi veiculado no dia 14 de agosto no programa Dialógico da TV Serpro.

Debate sobre mulheres e TI na TV Serpro durante o Consegi2013

Mônica Paz, Danielle Gomes, Gláucia Fraccaro e Loyanne Leite (da esquerda para direita).

A mediadora do debate foi a jornalista Loyanne Leite, que convidou as participantes Gláucia Fraccaro da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Danielle Gomes do grupo /MNT – Mulheres na Tecnologia e Mônica Paz do grupo de pesquisa GIG@/UFBA.

As participantes falaram sobre o preconceito de gênero existente na área da Tecnologia da Informação (TI) e sobre o assédio enfrentado pelas mulheres em universidades, empresas e eventos de TI. Além de comentar casos de assédio recentemente divulgados na internet, destacaram a adoção da política anti-assédio pelo FISL14 incentivada pelo Ada Institute. Também abordaram o mercado de trabalho e o encarreiramento de mulheres em TI. Por fim, o software livre entrou no foco tanto como uma possibilidade de empoderamento para as mulheres, mas também colocado como alvo de questionamento, afinal, mesmo sendo o software livre idealizado para proporcionar liberdade e igualdade, a sua comunidade também apresenta uma grande brecha digital de gênero.

Veja o vídeo completo do debate no site da TV Serpro em: “Mulheres na TI. Ainda existe preconceito?“.

Atualização em 24/ago/2013: Leia mais sobre esse debate no site da Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM. Matéria no site do Consegi2013 também citou o debate.

Sobre GIG@/UFBA

GIG@/UFBA - Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura – Universidade Federal da Bahia