Gig@ promove discussão sobre sororidade na internet

Grupos de mulheres online: Facebook como entorno para a sororidade” é o tema da palestra que será realizada por Ana Verena Menezes, doutoranda do Programa de Estudos Interdisciplinares de Gênero e Políticas de Igualdade, da Universidade de Salamanca (Espanha), no dia 29 de agosto (quinta), às 15h, na Faculdade de Comunicação da UFBA, campus de Ondina.

O evento, que integra as atividades de estágio doutoral desenvolvidas por Ana Verena no grupo de pesquisa Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@), tem como objetivo apresentar o mapeamento sobre grupos de apoio entre mulheres do Facebook atuantes no Brasil e Espanha. A ideia é entender melhor as temáticas que têm mobilizado a criação desses agrupamentos online, bem como as semelhanças e diferenças que marcam tais práticas em espaços geopolíticos distintos.

Ana Verena Nascimento de Menezes é advogada formada pela Universidade do Estado da Bahia; bacharel em Humanidades com ênfase em Relações Internacionais, pela Universidade Federal da Bahia; mestra em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, pela Universidade de Salamanca; e doutoranda pelo Programa de Estudos Interdisciplinares de Gênero e Políticas de Igualdade, da Universidade de Salamanca. Atualmente é membra das coletivas Muitas e TamoJuntas, onde desenvolve trabalho de orientação jurídica às vítimas de violência de gênero.

 

 

SERVIÇO

O que: palestra “Grupos de mulheres online: Facebook como entorno para a sororidade”

Onde: auditório do INCT.DD (sala 6B / Facom-UFBA).

Quando: 29 de agosto (quinta-feira), às 15h

Entrada gratuita

Tags:

Sobre Thiane Neves

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@ UFBA), Mestra em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará em Belém. Pesquisa sobre Ativismos e engajamentos de mulheres negras no ciberativismo, com o olhar voltado especialmente para a Amazônia. Tem aprofundado estudos também no campo da vigilância e segurança online para pessoas negras. Faz parte da Coletiva Periféricas de Salvador.