Gênero e Tecnologia: interseções e desafios é tema de curso no ITS

Do portal ITS

A diferença de acesso à internet e às tecnologias digitais é marcada pela desigualdade de gênero. Esse assunto é urgente e, conforme aprofundamos discussões sobre os rumos da sociedade a partir das transformações da tecnologia, percebemos que essa lacuna traz consequências sociais, políticas e econômicas que podem aprofundar ainda mais essa disparidade. Para além de gênero, diversos marcadores de diferença tornam essas relações ainda mais complexas, como raça, classe, território, e outros, tornando fundamental entender essas categorias e mostrar como podemos usá-las em nossas análises.

Neste curso, você irá aprender a aplicar lentes de gênero para diversas questões de tecnologia, como acesso à internet, educação digital e mídia (media literacy), privacidade e proteção de dados pessoais, violência de gênero online e visualização de dados. O objetivo é assegurar que você compreenda as principais temáticas no campo por pesquisadores líderes no Brasil e consiga replicar metodologias em pesquisas, campanhas e na formulação de políticas públicas.

 

 

Mais informações em: https://itsrio.org/pt/cursos/genero-e-tecnologia/

 

 

 

Sobre Thiane Neves

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@ UFBA), Mestra em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará em Belém. Pesquisa sobre Ativismos e engajamentos de mulheres negras no ciberativismo, com o olhar voltado especialmente para a Amazônia. Tem aprofundado estudos também no campo da vigilância e segurança online para pessoas negras. Faz parte da Coletiva Periféricas de Salvador.