Falas do Webinar Lavits 2020 são publicadas no Global Data Justice

Foram publicados no Global Data Justice os ensaios “Negligencia, La Inminente Amenaza a Nuestra Privacidad”, de Beatriz Busaniche e “Pandemia e representação — entre a crise da objetividade e a colonialidade tecnológica”, de Fernanda Carreira. As apresentações foram feitas durante o Webinar Lavits 2020 –  Emergências Tecnopolíticas na Pandemia: América Latina, no dia 27 de novembro de 2020.

Busaniche trata em seu texto a respeito do papel do Estado na questão da privacidade de dados, especialmente sobre sua negligência. Ela compara a realidade do Estado ao gerir dados públicos com as preocupações políticas que são suscitadas sobre uma possível facilidade de autoritarismo estatal com uso de tecnologias.

Já Carreira aborda como a ilusão da objetividade científica vai preservar e reproduzir relações desiguais de poder. Ela vai argumentar sobre como a colonialidade tecnológica é um sistema  de manutenção de poder e dominação, muito além do que ser apenas discriminatório.

Sobre o Global Data Justice

É uma iniciativa que visa reunir os atuais debates e ações sobre a governança de dados em diversos locais do mundo, para que se reflita quais são seus princípios e necessidades fundamentais e como eles podem direcionar essa governança das tecnologias de dados na direção da justiça social.

Sobre Rafaela Martins