Em matéria realizada pelo Impressão Digital 126, intitulada “T.I. também é assunto de mulher” que discutiu a presença de mulheres no setor de T.I, a doutora pelo Gig@ Mônica Paz foi uma das entrevistadas convidadas.
Paz relatou a existência de estereótipos de gênero na área da tecnologia que acaba sendo vista como essencialmente masculina. Por consequência essa crença desencoraja mulheres a interessarem-se por esse campo, em especial pela T.I (tecnologia da informação).
“Infelizmente, a tecnologia está associada a qualidades ditas como masculinas e mulheres que as possuem podem ser vistas como masculinizadas (de forma pejorativa), pelos mais preconceituosos. Em alguns casos, até a sexualidade das mulheres é discutidas devido a sua atuação ou interesse por tecnologias. Diante dessas crenças e estereótipos, muitas mulheres são desencorajadas a atuarem na TI, quando não são encorajadas a suprimirem sua feminilidade para continuar atuando neste meio masculino” – Mônica Paz
A matéria apresenta também o projeto OxenTI Menina, que surgiu com o objetivo incentivar um maior interesse do público feminino pelas tecnologias.
Confira aqui a matéria na íntegra.
Foto: Rails Girls Salvador
Deixe um comentário