Paper: Gênero e o movimento software livre no Brasil: conhecendo alguns grupos de mulheres

PAZ, M. S. D. . Gênero e o movimento software livre no Brasil: conhecendo alguns grupos de mulheres. In: V Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012 Niterói. ANAIS do V Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012.

Resumo:
Este trabalho visa apresentar parte da atual pesquisa de doutoramento da autora e pode ser considerado como a caracterização do objeto de estudo, bem como, a formulação de questões para esta pesquisa dentro da temática mulher e tecnologia. Para tanto, é realizada a observação da atuação e organização de mulheres da comunidade software livre no Brasil. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar alguns dos diferentes tipos de atuação e temáticas trabalhadas por mulheres e por grupos de mulheres do movimento software livre que apresentam sensibilidade de gênero. A fundamentação teórica do trabalho se apoia em autoras que tratam da brecha digital de gênero e que indicam que esta deve ser resolvida não só com a inclusão digital de mulheres, mas também através do debate e da crítica acerca do processo de desenvolvimento e consumo de tecnologia, que normalmente são
baseados em práticas excludentes.

Palavras-chave: Gênero, Mulher. Tecnologia, Software Livre, Tecnofeminismo.

Artigo completo em PDF: coneco_Paz_223-578-1-PB

CONECO 2012: http://www.coneco.uff.br/content/v-coneco-0
Link direto do trabalho: http://www.coneco.uff.br/ocs/index.php/1/conecorio/paper/viewFile/223/111

Sobre Mônica Paz

Mônica Paz é doutoranda e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa sobre Cibercultura, da FACOM/UFBA. Bacharel em Ciência da Computação pelo DCC/IM/UFBA (2007). Entusiasta do movimento Software Livre, já colaborou com a comunidade baiana desse movimento em alguns de seus eventos.