A disciplina PosCom0023, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@) convidam a todas, todos e todes a participar das mesas virtuais do evento “Utopias tecnopolíticas para o bem viver II”, que conta com o apoio do GT Apropriação de Tecnologias Digitais e Interseccionalidades, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). O evento acontece nos meses de outubro (dias 5, 19, 26) e novembro (dia 9), sempre às quintas-feiras, a partir das 14:30, no youtube do Gig@.
Na ocasião, vamos abordar um conjunto de noções articuladas aos conceitos colonialismo de dados, colonialidade digital e apropriação de tecnologias digitais. Interessa-nos refletir sobre a apropriação das tecnologias digitais e como ela está ligada à ideia do colonialismo de dados. Procuramos conhecer e analisar processos de apropriação de tecnologias de organizações feministas e outros ativismos, que apresentam um amplo leque de práticas de resistência mas que se deparam com elementos estruturais que aninham a crueldade e a violência contra corpos femininos e feminizados, racializados, não heterossexuais nem cisnormatizados.
A conversa acontecerá no Google Meet. Para participar, envie e-mail para grupogiga.ufba@gmail.com e solicite o link de acesso. Confira abaixo a programação do evento, que será composto por quatro encontros.
05 de outubro de 2023, 14h30 às 16h
Digitalização, apropriação, plataformização
Alex Ojeda Copa (Lab TecnoSocial, Universidad Mayor San Simón, Bolívia); Martin Gendler (Instituto de Investigaciones Gino Germani, Argentina) e Luis Sandoval (Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco, Argentina)
Moderação: Susana Morales
19 de outubro de 2023, 14h30 às 16h
Violências digitais
Inmaculada Postigo (Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Comunicação e Feminismo pela Justiça Social, e Universidade de Málaga, Espanha) e Maria Teresa Vera Balanza (Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Comunicação e Feminismo pela Justiça Social, e Universidade de Málaga, Espanha)
Moderação: Graciela Natansohn
26 de outubro de 2023, 14h30 às 16h
Racismo, territórios e ativismos digitais
Thiane Neves Barros (Rede Transfeminista de Cuidados Digitais, Brasil), Gustavo Souza (Coordenador de Políticas de Proteção de Direitos na Rede, na Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, Brasil) e Geisa Santos (Coletiva Periféricas, Brasil)
Moderação: Graciela Natansohn
09 de novembro de 2023, 14h30 às 16h
Movimentos sociais e ativismos digitais
Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil) e Kemly Camacho (Cooperativa Sula Batsú, Costa Rica)
Moderação: Susana Morales
Conheça mais sobre as pessoas palestrantes no Instagram do Gig@: @gigaufba
Deixe um comentário