A turma que compõe a ACCS Comunicação, Mulheres e Cidadania, teve a oportunidade de, na última sexta-feira (9/5), conhecer algumas possibilidades de integração entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e os métodos educacionais formais e não formais.
A interlocutora do encontro foi Liz Vidal, docente da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), especialista em tecnologia educativa e alfabetização tecnológica de idosos e crianças em situação de vulnerabilidade. A participação de Liz foi muito oportuna para a ACCS, cujo objetivo principal será desenvolver uma oficina de vídeo para mulheres em Ilha de Maré e fomentar uma dinâmica autônoma de comunicação audiovisual para os e as moradores da Ilha, a partir de uma perspectiva de empoderamento social.
Dentre os recursos apresentados por Liz, o que mais suscitou debate foi uma plataforma virtual criada para apresentar os conceitos iniciais de uma disciplina/oficina de linguagem e produção audiovisual (ministrada na Universidade de Córdoba). O conteúdo, apresentado de maneira interativa e criativa, ganhava um outro tom e, consequentemente, uma outra relação de recepção por parte do corpo discente.
De acordo com Liz, a experiência foi muito bem sucedida, inclusive entre turmas superlotadas, com centenas de estudantes, o uso das TICs arejou o desenvolvimento e execução dos métodos educacionais formais. A professora, atentou, entretanto, para o desafio de saber usar as TICs como um instrumento na construção do processo de aprendizado, sem cair no risco de que sirvam como distração do foco central em questão.
No caso apresentado, por exemplo, a plataforma dispunha de recursos extremamente simples de animação, mas que davam uma dinâmica diferenciada e atrativa ao conteúdo. Naquele ambiente virtual composto de desenhos manuais escaneados, Liz deu conta de reunir as noções, os termos e os conceitos básicos da linguagem audiovisual (aspectos visuais, sonoros e técnico-retóricos).
A ludicidade e a simplicidade presentes nas experiências compartilhadas por Liz, trouxeram uma discussão muito útil para o trabalho que será desenvolvido pela turma da ACCS em Ilha de Maré, e certamente, vai abrir novas perspectivas de abordagem durante as oficinas que deverão ter início no próximo semestre de 2014.
Para conhecer melhor o trabalho de Liz Vidal, acesse os links abaixo:
- Material citado no texto: http://www.talleriii.eci.unc.edu.ar/
- Site da pesquisadora: http://lizvidal.com/
Deixe um comentário