O documentário produzido pelo GIG@ Mulher Olho de Peixe – Acupe foi selecionado para integrar a Mostra Sesc de Cinema no estado da Bahia. A mostra é reconhecida por dar visibilidade e premiar produções audiovisuais que não chegam ao circuito comercial.
A produção resultou de uma oficina de audiovisual realizada com uma comunidade de mulheres extrativistas de Santo Amaro da Purificação (BA). Elas participaram do processo de captação das imagens e sons até a edição do filme.
A realização contou com o apoio da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA) e da Pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) da UFBA.
Exibição especial na universidade
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o documentário será exibido no dia 15 de março, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Após a sessão, a diretora do filme Graciela Natansohn participará de um bate-papo.
Sinopse do filme: Mulheres do Recôncavo baiano contam suas histórias de vida através do audiovisual. Iniciado em Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação/BA, o projeto Mulher Olho de Peixe realizou vídeos sobre as histórias e vidas das mulheres das comunidades extrativistas da Bahia de Todos os Santos. Marisqueiras, pescadoras, moquequeiras, baianas de acarajé, costureiras, catadoras de mariscos, cozinheiras, todas elas mulheres negras, quilombolas, acostumadas ao destempero do tempo e da vida, fazem contação de histórias em formato audiovisual com as mesmas mãos que puxam mariscos e caranguejos. Mil ideias na cabeça e na mão, câmeras, colheres, panos de chão, microfones. Dessa mistura sai uma mariscada de imagens e sons. Bota dendê nisso!
Deixe um comentário