As pesquisadoras do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@), Vilbégina Monteiro dos Santos e Juliana Paz Japiassu Motter participarão nesta semana da VIII Reunião da Antropologia da ciência e Tecnologia , que acontece de 22 a 26 de novembro de 2021.
Vilbégina Monteiro apresentará o trabalho intitulado “Tecnologias de autocuidado e tecnologias digitais: agenciamento sociotécnico, ética do cuidado e colonialidade”, no “ST 014: Descentrando o anthropos: perspectivas técnicas e estéticas ”. Com o trabalho a pesquisadora objetiva refletir sobre experiências de autocuidado coproduzidas por plataformas digitais, a exemplo do Instagram, a fim de indagar a produção de colonialidade na plataformização do autocuidado e evidenciar possíveis práticas de resistências decolonial com engendramentos inclusivos e afetivos. A apresentação acontece nesta sexta-feira (26/11), às 09 horas.
Já Juliana Motter apresentará o artigo “Como as plataformas digitais têm operado na (re)produção das lesbianidades? Uma abordagem decolonial dos processos de plataformização das sexualidades”, no “ST18 Coproduções contemporâneas: Intervenções biotecnológicas sobre o corpo, gênero e sexualidade ”. Neste trabalho a pesquisadora busca investigar como o processo de colonialismo de dados e de tecnologias atuam em processos de acirramento das discriminações semióticos-materiais contra lésbicas, através do mapeamento e documentação de como distintas plataformas reproduzem lesbofobia. A apresentação será na quarta-feira (25/11), também às 9 horas.
Deixe um comentário