Hoje (25/02), a partir das 14 horas, estreia no Youtube a mesa de debates Tecnopolíticas da plataformização em perspectiva de gênero: autocuidado, lesbofobia e transmasculinidade. A conversa é organizada por membros do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura, Gig@. Na mesa serão apresentados os resultados e avanços das pesquisas das doutorandas Julianna Paz Japiassu Motter e Vilbégina Monteiro dos Santos e do doutor Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira.
A mesa se propõe a refletir sobre as dimensões tecnopolíticas, com enfoque em gênero, das plataformas digitais, a saber, Facebook, Instagram e Google. Serão apresentados resultados de três diferentes pesquisas com os seguintes interesses:
a- Pensar como as dimensões tecnopolíticas das plataformas de redes sociais atravessam as produções de narrativas, imagens e presenças de homens transgêneros usuários do Facebook nesses espaços na perspectiva do gênero;
b- Ampliar a discussão sobre expressões lesbofóbicas nas tecnologias digitais, construindo a ideia de uma lesbofobia algorítmica para dar conta de um fenômeno que não é isolado, mas sim estrutural;
c- Problematizar a diversidade de noções, sentidos e práticas de/sobre autocuidado produzidas a partir do Instagram, tomado aqui como plataforma de rede social, aplicativo e empresa, levantando elementos para a conceituação do autocuidado instagramável e sua relacionalidade com a produção de gênero.
A mesa ficará disponível após o evento e pode ser apreciada abaixo:
O Congresso Virtual da UFBA 2021 está acontecendo desde segunda-feira (22) e vai até amanhã (26), com vários vídeo-pôsteres, mesas redondas e intervenções artísticas, todas transmitidas online.
Deixe um comentário