Conheça a Biblioteca Digital Feminista Ofelia Uribe de Acosta

Pesquisadores, ativistas e interessados em estudos feministas e de gênero podem contar com mais uma fonte de artigos, livros, periódicos, vídeos e fotografias: a Biblioteca Digital Feminista Ofelia Uribe de Acosta – BDF. Com a proposta de reunir e difundir o acesso à produção acadêmica especializada produzida na Colômbia, na América Latina e no Caribe, a biblioteca disponibiliza um rico acervo de materiais (em sua maioria em língua espanhola) sob a Licença Creative Commons. São diversas as finalidades que moveram a criação da BDF: a democratização do conhecimento para a transformação das desigualdades de gênero, sexualidade e outras descriminações sofridas por raça, classe ou etnia; a difusão de práticas dos movimentos sociais de mulheres e feministas; e o aporte à formação, pesquisa e extensão de estudos relacionados nas instituições superiores da Colômbia, América Latina e Caribe.

A iniciativa é resultado da colaboração de diversas pessoas, instituições e programas. Dentre eles, se destaca o projeto Fortalecimiento de Capacidades relacionadas con la Equidad de Género en la Educación Superior en Colombia – FEGES, do qual participam a Universidad Central, a Universidad Industrial de Santander, a Universidad Autónoma e a Universidad Nacional de Colombia em conjunto com MDF Training & Consultancy e a Universidad Utrecht e com o apoio financeiro da Organización Neerlandesa para la Cooperación Internacional en Educación Superior – NUFFIC.

Confira as áreas temáticas do acervo da BDF:

Arte e Feminismo
Cultura, comunicação e gênero
Direito das mulheres e Legislação
Educação e Gênero
Estudos de Gênero
Família e gênero
Feminismo
Gênero e desenvolvimento
História e gênero
Masculinidades
Movimento de mulheres e feministas
Mulheres, cidadania e democracia
Mulheres, conflitos armados e paz
Sexualidade
Trabalho e gênero
Violência contra as mulheres / Violência de gênero

Sobre Letícia Lopes

Letícia Lopes é mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia PósCom/UFBA, onde integra a linha de Cibercultura. É bacharel em Comunicação Social (habilitação Relações Públicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi bolsista de iniciação científica (Fapemig) por dois anos no Grupo de Pesquisa em Comunicação, mídia e cultura – PPGCom – UFMG. Pesquisa sobre YouTube, Networks, apropriação, identidade e gênero.