Artigo “O Software Livre enquanto Bandeira do Movimento de Mulheres na TI” (WSL 2015)

logo do fislO Workshop de Software Livre (WSL) é um evento acadêmico que ocorre anualmente junto ao Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre. O WSL 2015 ocorreu nos dias 9 e 10 de julho e contou com a apresentação de artigo da pesquisadora do GIG@ Mônica Paz.

Referência:

PAZ, Monica de Sá Dantas. O Software Livre enquanto Bandeira do Movimento de Mulheres na TI. IN: Workshop de Software Livre – Porto Alegre, 9-10/07/2015. Disponível em: <http://wsl.softwarelivre.org/2015/0012/>.

 Resumo:
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa maior, que visa entender as diferentes atuações de mulheres organizadas em grupo no sentido do empoderamento de mulheres na comunidade SL. Portanto, são apresentados alguns resultados referentes à observação e análise do movimento de mulheres na tecnologia, representado aqui pelo grupo /MNT – Mulheres na Tecnologia. Sendo assim, este artigo tem como objetivo conhecer quais são as perspectivas das mulheres sobre o papel da cultura livre neste processo de empoderamento. Ou seja, foca-se em entender o software livre enquanto uma bandeira do movimento de mulheres na TI no contexto nacional.

O repositório de artigos do WSL 2015 está disponível em: http://wsl.softwarelivre.org/2015/

Sobre Mônica Paz

Mônica Paz é doutoranda e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa sobre Cibercultura, da FACOM/UFBA. Bacharel em Ciência da Computação pelo DCC/IM/UFBA (2007). Entusiasta do movimento Software Livre, já colaborou com a comunidade baiana desse movimento em alguns de seus eventos.