Seminário “Mulheres, violência e mídias sociais”

No dia 2 de dezembro, quarta-feira, acontecerá em Brasília o Seminário “Mulheres, violência e mídias sociais”, iniciativa que integra as ações do Congresso Nacional relativas à Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher. A Prof. Dra. Graciela Natansohn, coordenadora do Gig@, participará de uma das mesas do encontro como palestrante.

Com o objetivo de discutir este tema e sua repercussão no ambiente virtual, o Seminário será dividido em dois painéis. O primeiro, Velhas violências, novas mídias – visibilidade e engajamento espontâneo no combate ao preconceito, abordará a repercussão contrária ao tema do Enem – 2015, a violência manifesta contra as mulheres em comentários divulgados nas redes sociais (incluindo intenções pedófilas ou racistas) e a criação de hashtags, blogs, páginas e sites dedicados a enfrentar as violências de todos os tipos.

Por sua vez, o segundo terá como foco da discussão as oposições e convergências entre novas tecnologias, a liberdade de expressão e o direito à intimidade. Este painel será guiado pelos subtemas: a divulgação de vídeos íntimos (tendo as mulheres como principais vítima) e formas de coibir a prática; o confronto e as dificuldades enfrentadas na proteção da intimidade e a liberdade de divulgação; a fiscalização e punição dos casos de violência ocorridos na Internet (inclusive de ordem financeira e psicológica); e possíveis meios de prevenção.

Confira abaixo a programação completa do Seminário:

08:00 – Recepção – exposição de vídeos

09:00 – Abertura

 09:30 – Velhas violências, novas mídias: visibilidade e engajamento espontâneo no combate ao preconceito.

Convidados:

  1. Lola Aronovich – Professora da UFCE e autora do Blog Escreva Lola Escreva
  1. Mário Feitosa -Músico e Escritor
  1. Representante do Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher – CLADEM

 11:30 – Liberdade de expressão x Direito à intimidade: colisão entre Direitos Fundamentais e novas tecnologias

Prevenção e combate a assédios e violência no meio digital

Convidados:

  1. Vera Santana Araújo – Advogada
  1. Gabriel Sampaio – Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça
  1. Graciela Natanshohn -Professora UFBA, Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura
  1. Tatiane Almeida – Delegada da Polícia Federal

 13:30 – Encerramento

seminario 2

Sobre Letícia Lopes

Letícia Lopes é mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia PósCom/UFBA, onde integra a linha de Cibercultura. É bacharel em Comunicação Social (habilitação Relações Públicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi bolsista de iniciação científica (Fapemig) por dois anos no Grupo de Pesquisa em Comunicação, mídia e cultura – PPGCom – UFMG. Pesquisa sobre YouTube, Networks, apropriação, identidade e gênero.