Mulheres e Tecnologia na América Latina

O “ITNOW”, um site sobre tecnologia e negócios na América Central e no Caribe, fez, como parte da celebração do dia da mulher, uma página contendo a história de algumas latino-americanas que tiveram a tecnologia como um fator transformador de suas vidas e das comunidades onde estão inseridas.

São ao todo sete mulheres que têm suas histórias na tecnologia contadas pelo site. O Brasil tem como sua representante a estudante Emily Ferreira, de apenas 16 anos.

Segundo o site, “No passado a tecnologia tinha cara de homem, porém as coisas mudaram. Cada vez são mais as mulheres que se aventuram nessa área para desenvolver projetos pessoais e profissionais, uma vez que adotam a mesma como uma ferramenta diferencial que potencializa suas habilidades.”

“A tecnologia é parte da vida de Emily Ferreira Soares, que, com apenas 16 anos, já desenvolve projetos tecnológicos sustentáveis que contribuem com a conservação das florestas nativas da árvore Buriti em comunidades pobres do Brasil.”

A página, que está em espanhol e também tem conteúdo em formato de áudio, cumpre seu papel de visibilizar mulheres que se destacam na tecnologia, na tentativa de desmistificar esse espaço como essencialmente masculino.

Para acessar o site clique aqui.

Abaixo, um vídeo onde Emily Soares fala sobre seus projetos:

Sobre GIG@/UFBA

GIG@/UFBA - Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura – Universidade Federal da Bahia